O que significa se aposentar

Atualizado: 9 de Jan de 2019

Já pensou na possibilidade de ter dinheiro suficiente para se sustentar até o fim da sua vida sem nem precisar mais trabalhar? Aposentadoria é isso.


Explicando da forma mais literal possível, aposentar-se significa recolher-se aos aposentos. Em inglês, aposentadoria se traduz para retirement, que tem o mesmo sentido: momento de se retirar, ir em reclusão.


O termo tem sua origem nisto: parar de trabalhar, recolher-se em sua casa e contar com uma ajuda para se manter até sua morte. Vamos combinar que a origem é triste: não ser mais produtivo ou necessário e contar com a caridade de alguém - pessoas ou Estado - para não morrer de fome. Ainda bem que os tempos mudam! Pena que os termos não acompanham essa evolução.


De lá para cá muita coisa mudou. O trabalho passou a ser, em boa parte, mais intelectual; a expectativa de vida saltou de 40 anos de idade para em torno de 80 e todas as classes sociais passaram a necessitar de “uma ajuda” para viver os últimos anos de suas vidas, mesmo os mais abastados.


Alcançar uma condição digna de vida na terceira idade se tornou tão importante que a maioria dos governos do mundo instituíram programas públicos obrigatórios que visam entregar “uma ajuda” às pessoas a partir de uma certa idade, as chamadas previdências sociais.


Paremos então para pensar: o que resulta, na prática, aposentar-se? Resulta em não trabalhar mais, retirar-se, certo? Ok, mas como vou parar de trabalhar se preciso da renda oriunda do meu trabalho para sobreviver? Bom, se eu tiver uma renda de outro lugar que me sustente, não preciso mais da renda do meu trabalho e posso parar de trabalhar.


Na prática, aposentar-se, muito além de apenas se retirar, significa a independência em relação à remuneração de um emprego. Significa não ser mais obrigado a entregar seu tempo, energia e inteligência em troca de dinheiro. Significa conquistar a liberdade de escolha. Escolha de fazer o que bem entender, inclusive continuar trabalhando, se for a sua vontade, mas ter esse poder de escolha.


Se aposentadoria significa isso, então:

- Como seria chegar na velhice sem esse poder de escolha?

- Faz sentido deixar na mão de terceiros ou do Estado a conquista dessa minha liberdade?


Pois é.


O quanto antes você despertar para o que isso significa, mais condições vai ter para buscar esse objetivo. Não pense que será fácil e rápido, mas existe algo de significativo nessa vida que seja conquistado dessa forma?


Se, para você, essa conquista é importante, vá atrás! Apesar de o Estado oferecer uma ajuda considerável através do INSS, talvez não seja o suficiente para a sua realidade. Além disso, os governos são muito instáveis para deixar 30, 40 anos do seu sustento totalmente nas mãos deles.


Aposentadoria significa garantir recursos suficientes para viver toda a vida sem depender do recurso de terceiros, tendo a liberdade para decidir fazer o que bem entender.


Mauro Amado

Cofundador da Vital


#Vital #GuiadaSuaAposentadoria #Aposentadoria #OGuiaVital #Liberdade

140 visualizações

Vamos conversar?

Dúvidas?
Fale com a gente

contato@vitalfinancas.com.br

(51) 99802.8681 | (51) 98221.3338

Av. da Azenha, 295 | Porto Alegre/RS

SITE VITAL - imagens.png

Liberdade Financeira

  • Facebook Vital
  • Instagram - Vital
  • LinkedIn - Vital
  • YouTube - Vital

© Vital por Carpes – 2018