Aposentadoria como uma compra

Atualizado: 9 de Jan de 2019

Se você compra alguma coisa de forma parcelada, você só vai tê-la se pagar todas as parcelas e alcançar o montante necessário, certo? Com a aposentadoria é a mesma coisa.


Quando aplicamos - ou contribuímos - para nossa aposentadoria, temos a sensação que é um valor investido a fundo perdido, temos dificuldade de vincular aquele desembolso a um benefício concreto, a uma recompensa mais imediata como quando desembolsamos para comprar uma roupa ou um lanche ou até a casa onde moramos. Por esse motivo, com o passar do tempo, é normal se desmotivar, ir diminuindo as aplicações e até mesmo parar de contribuir.


O que podemos fazer para que isso não aconteça?

Pense na aposentadoria como mais uma compra, das grandes, a maior talvez, maior que carro e muitas vezes maior que a casa própria. Como toda compra, existe um preço.


Quanto custa a sua aposentadoria?


Para chegar na resposta, você vai precisar saber três coisas:

- Quando você pretende se aposentar?

- Quanto você vai precisar por mês para viver? Leia aqui como chegar no valor.

- Qual sua expectativa de vida?


Com esses dados, é possível descobrir o preço da sua aposentadoria. Não é um cálculo simples de ser feito porque o valor do dinheiro hoje vai ser diferente de quando você se aposentar e vai continuar mudando até você morrer. Acesse nosso simulador para saber quanto vai custar a sua aposentadoria.


Pronto. Sabendo o preço da sua aposentadoria, você pode calcular qual o valor das “parcelas” para chegar no valor total, o que é crucial para conquistar uma boa aposentadoria. A aplicação mensal você deve considerar como mais uma parcela paga da sua aposentadoria, pois é isso que você está comprando e se você não sabe o que significa essa compra, leia aqui.


Feito isso, vá acompanhando como está essa conquista. Depois de alguns meses, anos, quanto você já comprou da sua aposentadoria, qual o percentual que você já alcançou? Está indo como planejado? Melhor, pior?


Assim você vai de fato comprar a sua aposentadoria, mantendo-se motivado e tendo a certeza de que não vai chegar nos seus sessenta e poucos anos e descobrir que não tem dinheiro suficiente para comprá-la ou ter que se contentar com uma aposentadoria bem mais barata e insuficiente.


Mauro Amado

Cofundador da Vital


#Vital #GuiadaSuaAposentadoria #OGuiaVital #Aposentadoria

143 visualizações

Vamos conversar?

Dúvidas?
Fale com a gente

contato@vitalfinancas.com.br

(51) 99802.8681 | (51) 98221.3338

Av. da Azenha, 295 | Porto Alegre/RS

SITE VITAL - imagens.png

Liberdade Financeira

  • Facebook Vital
  • Instagram - Vital
  • LinkedIn - Vital
  • YouTube - Vital

© Vital por Carpes – 2018