Felicidade na aposentadoria

Uma boa aposentadoria não é somente ter dinheiro suficiente. Isso é importante, mas o bem-estar é mais complexo e eu me atrevo a compartilhar contigo 3 itens que são essenciais para uma aposentadoria feliz.



Dinheiro é só dinheiro

Você monta um plano focado na aposentadoria e descobre quanto precisa aplicar por mês, quanto precisa acumular, onde aplicar, etc. Isso é ótimo e vai ajudar muito, principalmente para que você tenha certeza que não vai passar dificuldades, como a maioria das pessoas que se aposenta, mas na hora que você se aposenta não é tanto ter o dinheiro que vai te trazer satisfação, mas sim como você vai usá-lo. No fundo, o dinheiro é somente um facilitador para a felicidade.

Se você usar seu dinheiro em experiências que gosta como, por exemplo, viagens, arte, voluntariado, atividades que você tem talento, ou gastá-lo junto com outras pessoas, você será mais feliz. Gastar dinheiro em "coisas" não é necessariamente algo que acrescenta para você ser mais feliz.


Boa companhia

Esteja com alguém que você ama. As pessoas com as quais você se relaciona se tornam ainda mais importantes na aposentadoria porque você vai ter mais tempo livre para estar com elas. Durante os anos de trabalho, todos nós passamos a maior parte do tempo com nossos colegas de trabalho, clientes, fornecedores, pacientes ou mesmo na estrada. Boa parte da nossa rede de contatos está ligada ao nosso trabalho. Quando você se aposenta, tem a liberdade de escolher com quem passar a maior parte do seu tempo.

Surpreendentemente, há pesquisas que indicam que estar próximo de amigos vai lhe trazer mais felicidade que morar perto dos seus filhos. Casais que moram num raio de no máximo 15km dos seus filhos são significativamente menos felizes. Isso geralmente acontece porque apenas um dos cônjuges que toma essa decisão de ir morar perto dos filhos ou o casal simplesmente tem expectativas irreais sobre estarem próximos de seus filhos crescidos.


Mantenha-se saudável

Se você tem saúde tem tudo. Isso é algo sobre o qual não temos total controle, mas o importante é perceber a sua importância desde já para que você não esqueça disso durante seus anos de trabalho, pois a forma com que você lidou com isso vai impactar significativamente os anos de aposentadoria. A saúde é chave para a felicidade, em qualquer parte da vida.


Imagino que você poderia acrescentar mais alguns itens nesse texto e seria um prazer saber quais seriam. Aqui na Vital, deixamos claro para cada pessoa que atendemos que nosso objetivo não é deixá-la rica, mas contribuir para que ela tenha mais qualidade de vida. O bem-estar é o que há de mais importante para nós. Temos ciência que a vida não se resume a ter dinheiro, mas que isso é muito importante e é onde podemos ser mais úteis.


Inspiração: https://vanguardblog.com/2018/07/24/3-keys-to-retirement-happiness/


Mauro Amado

Cofundador da Vital


#Vital #GuiaDaSuaAposentadoria #Aposentadoria #OGuiaVital #Previdencia #Aplicacoes #Seguros #Independencia #Financas

92 visualizações

Vamos conversar?

Dúvidas?
Fale com a gente

contato@vitalfinancas.com.br

(51) 99802.8681 | (51) 98221.3338

Av. da Azenha, 295 | Porto Alegre/RS

SITE VITAL - imagens.png

Liberdade Financeira

  • Facebook Vital
  • Instagram - Vital
  • LinkedIn - Vital
  • YouTube - Vital

© Vital por Carpes – 2018