Por que devo planejar minha aposentadoria

Atualizado: 9 de Jan de 2019

Pense comigo: considerando uma média entre as pessoas, até os 25 anos de idade somos sustentados pela nossa família, certo?


Depois começamos a trabalhar e nos sustentamos com o nosso salário até os 60 anos de idade, não é mesmo? Aí queremos diminuir o ritmo, trabalhar em algo que nos dê prazer, mas não dê dinheiro, curtir os netos, viajar, descansar, mas como vamos nos sustentar durante esse período em que não teremos mais um salário?

Estamos falando de 30, 40 anos pagando nossas contas e, mais que isso, tendo o tempo que nunca tivemos para, finalmente, fazer o que gostamos. De onde vai sair o dinheiro para essa parte da sua vida? Do INSS? Você conta com o governo para isso? Uma previdência privada? Imóveis, aplicações financeiras? Será que é o suficiente? Você já parou pra pensar sobre isso?


Não faz sentido gastar tudo que recebemos todos os meses nesses 40 anos de trabalho remunerado para depois viver em dificuldades pelos outros 30, 40 quando pararmos de trabalhar. É inteligente distribuir o que recebemos durante os anos de trabalho entre todos os anos de vida, investindo e multiplicando os valores.


Normalmente surgem objeções para não fazer o planejamento como, por exemplo:


Só existe o agora e o futuro ainda está muito longe e incerto.

Isso é verdade; no entanto a probabilidade estatística de você chegar aos 80 anos de idade é em torno de 90%. Isso quer dizer que se você não fizer nada, há 90% de chances de chegar na velhice sem dinheiro para, pelo menos, manter seu padrão de vida.


Não quero ficar me privando de fazer as coisas. Quero aproveitar a vida.

É importante dizer que se planejar para a aposentadoria não significa não gastar nada agora para gastar tudo depois, não é um tudo ou nada. O planejamento visa um equilíbrio, um cuidado com os recursos para chegar bem na terceira idade que está cada ano mais longa. Além disso, por que vinculamos "aproveitar a vida" com "gastar todo meu dinheiro"? Já há estudos científicos conclusivos que dizem que “aproveitar a vida” está mais relacionado a coisas subjetivas como amizades, relacionamentos, propósito, realização, do que gastar dinheiro. Mesmo alguém que gaste tudo que tem hoje poderia sentir que está desperdiçando sua vida.


Vou trabalhar até morrer, portanto nunca vou me aposentar.

O significado de aposentadoria não é parar de trabalhar, mas sim alcançar a condição de não mais depender de uma remuneração mensal de um emprego. Significa ter a liberdade para decidir fazer o que bem entender, conquistar o poder da escolha, inclusive a escolha de continuar trabalhando ou não, mas não ser obrigado a isso. Até porque, talvez por força maior, você não possa mais trabalhar. O mercado pode mudar e ficar muito difícil, sua profissão pode ficar defasada ou a sua saúde pode não permitir mais.


Portanto, por que planejar a aposentadoria?

- Para eu poder me sustentar no futuro.

- Para eu poder fazer o que gosto quando eu tiver mais tempo.

- Porque a probabilidade de estar vivo na velhice é grande.

- Porque não significa abrir mão de aproveitar a vida.

- Porque algum dia tudo indica que vou parar de trabalhar.


Mauro Amado

Cofundador da Vital


#Vital #GuiaDaSuaAposentadoria #Aposentadoria #OGuiaVital #PorquePlanejar

70 visualizações

Vamos conversar?

Dúvidas?
Fale com a gente

contato@vitalfinancas.com.br

(51) 99802.8681 | (51) 98221.3338

Av. da Azenha, 295 | Porto Alegre/RS

SITE VITAL - imagens.png

Liberdade Financeira

  • Facebook Vital
  • Instagram - Vital
  • LinkedIn - Vital
  • YouTube - Vital

© Vital por Carpes – 2018