Quando devo começar a planejar minha aposentadoria

Atualizado: 9 de Jan de 2019

No início da vida profissional, ainda estamos construindo nossa carreira, nosso capital humano, ou seja, nossa capacidade de gerar renda, de ter um bom salário.


Para isso, é importante investir o dinheiro que temos em nós mesmos, na nossa capacitação, através de intercâmbios, cursos, graduações, até encontrarmos o nosso “lugar ao sol” no mercado de trabalho e podermos então ir subindo na carreira que escolhemos.


Investir no nosso capital humano contribui significativamente para que tenhamos uma boa aposentadoria no futuro porque significa que estamos potencializando nossa capacidade de gerar dinheiro, no entanto não é necessário nem recomendável esperar até a estabilização da carreira para começar a investir para a aposentadoria por dois motivos:


1 - Escolher uma coisa não, necessariamente, significa abrir mão da outra. Dá para investir na sua capacitação e já começar a aplicar para a aposentadoria, nem que seja com pouco, para ir testando as possibilidades e já começar a fazer render o dinheiro. Se em algum momento for preciso priorizar algo, aí sim que priorize a carreira.


2 - Na conta matemática para chegar no montante necessário para se aposentar, o tempo é muito importante, porque facilita essa conquista.


Para que você tenha uma ideia do poder do tempo nos investimentos, considere essa situação: Euclides investe R$ 300 por mês dos 19 até os seus 28 anos de idade e então não investe mais nada, deixando rendendo o dinheiro que acumulou até completar 65 anos de idade.


Já Helena começa a aplicar os mesmos R$ 300 por mês a partir dos 28 anos e vai aplicando todos os meses até completar 65 anos de idade.


Sabe qual dos dois vai ter acumulado o valor maior? Euclides.


Portanto, quando começar? O quanto antes.


Nem que comece com pouco na fase da constituição da carreira e, ao longo do tempo, consiga investir mais para aproveitar o benefício do tempo. Mauro Amado Cofundador da Vital


#Vital #GuiadaSuaAposentadoria #Aposentadoria #OGuiaVital #QuantoAntesMelhor

102 visualizações

Vamos conversar?

Dúvidas?
Fale com a gente

contato@vitalfinancas.com.br

(51) 99802.8681 | (51) 98221.3338

Av. da Azenha, 295 | Porto Alegre/RS

SITE VITAL - imagens.png

Liberdade Financeira

  • Facebook Vital
  • Instagram - Vital
  • LinkedIn - Vital
  • YouTube - Vital

© Vital por Carpes – 2018