Se você já tem mais de 50 anos de idade, ainda vale muito a pena se planejar

Sejamos sinceros, se você tivesse planejado sua aposentadoria lá pelos seus 20, 30 anos de idade tudo seria bem mais fácil, afinal o tempo é uma variável importante para aumentar o patrimônio, mas você ainda pode fazer coisas significativas para ter uma aposentadoria melhor do que se não fizesse nada.



INSS

A principal delas é em relação ao INSS:

- pode ter trabalhado sempre ou por algum tempo sob agentes nocivos, o que diminui o tempo necessário para se aposentar e aumenta o valor que receberá;

- pode descobrir que se trabalhar um ou dois anos a mais consegue aumentar ou até dobrar o valor que receberá;

- pode descobrir que se passar a contribuir sobre o teto nesses últimos anos, pode elevar significativamente o valor que receberá.


Claro, tratando-se do INSS, todos os esforços, por mais resultados que tragam, não farão com que o valor que você vai receber seja maior que o teto, R$ 5.839,45 em 2019, mesmo assim, não menospreze nenhum centavo. Lembre que qualquer R$ 10 a mais recebido por mês, se você multiplicar pelo tempo de vida que ainda lhe resta, pode chegar a milhares de reais.



Aplicações financeiras

Em relação às suas aplicações financeiras como, por exemplo, previdência privada e fundos de investimentos, saiba que:

- você não vai resgatar tudo de uma vez só quando se aposentar;

- mesmo se já está aposentado, tem muitos anos de vida pela frente;

- é importante saber o que fazer para o dinheiro não acabar.


Resta pouco tempo até você se aposentar, porém não esqueça que quando esse momento chegar você não vai resgatar todo o dinheiro aplicado de uma vez só. Em vez disso, vai resgatar aos poucos, conforme a necessidade se apresentar, e o resto vai permanecer aplicado.


Isso significa que mesmo que você tenha mais de 50 anos, se considerarmos que viverá até os 100 anos de idade, são mais de 40 anos pela frente! É bastante tempo para fazer os juros sobre juros trabalharem.


Rentabilidade e tempo são dois ingredientes que misturados fazem o dinheiro se multiplicar e são cruciais para uma boa aposentadoria. Mesmo que você já esteja aposentado, planejar o que fazer com o dinheiro que você tem acumulado pode fazer muita diferença para render mais.


Por fim, talvez o mais importante: já imaginou se seu dinheiro acumulado que te sustenta na sua aposentadoria acaba? Seria uma tragédia. Portanto montar um plano de resgates, levando com consideração liquidez e rentabilidade, para saber quanto você pode resgatar mensalmente para que o dinheiro não acabe pode fazer toda a diferença.


A expectativa de vida das pessoas aumenta a cada ano. No passado, 50 anos de idade já foi considerado terceira idade. Hoje, essa pessoa chegou somente na metade da vida!


Mauro Amado

Cofundador da Vital


#Vital #GuiaDaSuaAposentadoria #Aposentadoria #OGuiaVital #50Anos #AindaDaTempo

246 visualizações

Vamos conversar?

Dúvidas?
Fale com a gente

contato@vitalfinancas.com.br

(51) 99802.8681 | (51) 98221.3338

Av. da Azenha, 295 | Porto Alegre/RS

SITE VITAL - imagens.png

Liberdade Financeira

  • Facebook Vital
  • Instagram - Vital
  • LinkedIn - Vital
  • YouTube - Vital

© Vital por Carpes – 2018